domingo, 15 de novembro de 2015

Rebelião estudantil


Essas ocupações são essenciais para que Alckimin volte atras da decisão nesfasta de fechar escolas. Os estudantes lutam em defesa de seu direito de estudar próximos às usas residências.

Todo apoio a essas ocupações!


Estudantes ocupam escola na zona leste de SP contra projeto de reorganização

12/11/2015

Desde a madrugada desta quinta-feira (12), cerca de 200 estudantes ocupam a escola E.E Salvador Allende Grossens, no Conjunto José Bonifácio, extremo leste de São Paulo. Eles protestam contra o projeto de reorganização escolar que será implementado na rede estadual de ensino.

12227591_1008143619208519_2814876579565235468_n

A polícia militar, desde as 6h, cerca o prédio ocupado e há iminência de confronto. Os estudantes alertam para o risco de uma tentativa de despejo ilegal por parte dos policiais, mesmo sem a existência de um mandado jurídico. Por ser um bairro da periferia da cidade de São Paulo os alunos temem a ação violenta da PM.



Os moradores do bairro onde se localiza a escola, além de entidades do movimento sindical e social que apoiam a mobilização estão doando alimentos para os ocupantes.

Em nota, coletivos que apoiam a ocupação, entre os quais, Coletivo Baobá, Luta Popular, Escola Popular de Política, Sarau Candeeiro, entidades sindicais filiadas à CSP-Conlutas, informa que há semanas os estudantes, professores, trabalhadores, mães, pais, militantes e moradores da Cohab II (José Bonifácio), se mobilizam contra essa proposta do governo. “Não temos razão para acreditar, conforme foi dito a nós pela Diretoria de Ensino da Leste 3 na semana passada, que a tal reestruturação das escolas melhorará nossas condições”, ressaltam.

Confira nota sobre a ocupação:

Não aceitaremos o fechamento da escola estadual Salvador Allende!

Estamos juntos na luta dos estudantes da escola Salvador Allende contra o seu fechamento. Há semanas, nós, estudantes, professores, trabalhadores, mães, pais, militantes e moradores da Cohab II (José Bonifácio), Zona Leste, estamos em mobilização contra os desmandos do governo Alckmin, que quer nos calar na hora de decidir sobre as nossas próprias vidas.

Não temos razão para acreditar, conforme foi dito a nós pela Diretoria de Ensino da Leste 3 na semana passada, que a tal reestruturação das escolas melhorará nossas condições. Não temos porque acreditar que um governo que sempre nos virou as costas agora estará por nós. É o mesmo governo que conhecemos nos perrengues que passamos na CPTM e no constrangimento que sofrermos nos enquadros da PM.

A Escola Estadual Salvador Allende, embora tenha sido já uma grande referência de educação pública na nossa quebrada, hoje está completamente relegada ao abandono do Estado. Se há anos pedimos por reformas importantes no espaço da escola e como resposta só tivemos o silêncio, porque agora eles sabem tanto o que é melhor para nós que nem sequer nos consultaram?

Acreditamos que os investimentos destinados às periferias devam servir para melhorias da região e não como desmonte das poucas estruturas de formação que temos. Nossas necessidades são urgentes e precisam ser dialogadas diretamente com quem as sentem diariamente: NÓS MESMOS.

Sabemos bem das condições precárias do nosso ensino, da falta de estrutura, das péssimas condições de trabalho dos professores e trabalhadores da escola, mas isso não significa ser a favor do fechamento, muito pelo contrário. O Geraldo Alckmin é responsável pelo estado lamentável do seu espaço, mas ele é o nosso lugar de encontro e, se existe na gente uma necessidade enorme de lutar, é porque nesses anos todos fomos aprendendo por nós mesmos que a escola é muito mais nossa do que de qualquer governo.

Fizemos reuniões, conversas inúteis com a diretoria de ensino e todas as formalidades consideradas legítimas pela burocracia estatal. Mas apesar do descaso do Governador e de seus secretários, nós nos comprometemos a seguir na luta, com os instrumentos necessários que a resistência do governo nos impuser, contra o fechamento da Salvador Allende e das várias outras escolas que farão falta no cotidiano e que são de direito da nossa juventude Preta, Pobre e Periférica.

A ESCOLA É NOSSA, GOVERNADOR!

Coletivo Baobá
Luta Popular
Escola Popular de Política
Sarau Candeeiro
Entidades da CSP – Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário