sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

PLENÁRIA REGIONAL ESCOLHE NOVA SUPERINTENDENTE DE ENSINO

Ontem (18/12),  cerca de cem trabalhadores em educação de Juiz de Fora e região compareceram à Plenária de Escolha da nova direção da Superintendência Regional de Ensino. Após uma ampla discussão, apresentaram-se quatro candidatos (as): Samuel, diretor da escola de Santa Bárbara do Monte Verde; Gerson, diretor da escola Padre Antonio Vieira de Santos Dumont; Raimunda; professora da escola José Freire em Juiz de Fora e Fernanda Moura, servidora da SRE.
Cada um dos candidatos fez uma breve apresentação da candidatura e em seguida foi realizada uma votação aberta na qual foi escolhida, por maioria dos votos, a servidora Fernanda da SRE.
A direção da Subsede/JF considerou o processo de escolha um avanço diante do autoritarismo que vivenciamos nesses últimos doze anos nos governos do PSDB, porém propôs na Plenária um aprofundamento do processo democrático com eleição direta para direção da SRE em março do próximo ano com ampla divulgação, inscrição de candidatos, debates de propostas etc,  e votação, em urna,  de toda a categoria. Enquanto se daria o processo de eleição a SRE seria dirigida por funcionários de carreira escolhidos pelos próprios servidores da Superintendência. 
A maioria dos presentes na plenária optou pela escolha naquele momento, ainda que concordando em linhas gerais, com a proposta da direção da Subsede de aprofundamento da democracia.
Antes da escolha foi realizada uma discussão, ainda mais importante do que a própria escolha, de perfil da Superintedencia que queremos.  
No perfil foi aprovado que a nova diretoria tem que ser ocupada por servidor de carreira; aberta ao diálogo com os trabalhadores em educação e o sindicato; comprometida com um projeto de educação emancipador; ser de luta e respeitar o direito de organização e greve da categoria; respeitar a autonomia pedagógica e administrativa das escolas; resistir às orientações e resoluções oriundas da secretaria de educação que ataque direitos dos trabalhadores e alunos como fechamento de turma, turnos, projetos, módulo II, avaliações externas e avaliação individual etc; e ter como assessores servidores de carreira escolhidos entre os demais servidores da SRE.
Entendemos que com essas definições, será possível avançarmos num processo democrático na SRE de Juiz de Fora, no entanto, como a nova secretária da educação não foi escolhida e nem votada pelos educadores e sim como indicação política do governo, poderão vir deliberações autoritárias de cima para baixo que exigirão ações de resistência não só da nova  superintendente, como de toda a categoria.
Queremos dizer ao novo governo de Minas que os trabalhadores em educação de Juiz de Fora e região já escolheram nova direção da SRE, e que esperamos que ele cumpra com a promessa de acatar essa decisão. Estaremos de olho, caso o novo governador descumpra o que prometeu vamos denunciá-lo e exigir respeito às deliberações da categoria. 
Para nós, da diretoria da subsede/JF o processo de democratização da educação em Minas esta apenas começando. Democracia de verdade é com eleição ampla, na base da categoria, da Secretária (o) de Educação, das (os) Superintendentes Regionais e das direções das escolas.
Parabenizamos os servidores da SRE que se organizaram interinamente, escolhereram sua representante e compareceram à plenária para garantir sua escolha no conjunto da categoria. 

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!


    
  


          

Um comentário:

  1. Parabéns Fernanda Moura pela decisão de assumir esta nova missão que certamente é um marco em sua vida e em nossas também! Sucesso! Felicidades! Continue dinâmica, educada e eficiente! Com carinho, Hellen Christine Pereira Carvalho Mattos - SME Guarará.

    ResponderExcluir