quarta-feira, 19 de março de 2014

2º dia de greve nacional em Juiz de Fora é marcado por duas importantes atividades

Dois atos marcaram o 2º dia da greve nacional em JF: de manhã na porta da escola Patrus de Souza e a tarde na porta do Ministério Público. Hoje a partir das 16:30h  faremos uma panfletagem no calçadão. Convocamos a categoria a participar de mais essa atividade. As denúncias públicas sobre os problemas da educação em Minas são muito importantes porque pressionam o governo.
Estamos vivendo um ano muito interessante para as lutas dos movimentos sociais com a realização da copa do mundo e das eleições e, nessas circunstâncias, as denúncias públicas ganham uma maior relevância e assustam os atuais governantes que têm muito interesse em reeleger-se ou eleger seus apadrinhados. Por isso devemos intensificar nossa luta e as denúncias dos problemas que enfrentamos na educação. Participem da panfletagem hoje no calçadão.

Na ação, sindicato argumenta que medida do Governo fere a Constituição e o ECA

Por Tribuna
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) protocolou nesta terça-feira (18), uma representação no Ministério Público (MP) contra o Governo do Estado devido à redução das turmas noturnas do ensino médio. O sindicato argumenta que a medida vai contra a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que garantem aos jovens acesso ao ensino. O registro será encaminhado para o promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Alex Fernandes Santiago.
A resolução nº 2.442 de 2013, da Secretaria de Estado de Educação, determina que novas turmas só poderão ser abertas com alunos maiores de 18 anos ou que apresentem carteira de trabalho assinada. "Se o aluno trabalha e não tem carteira assinada, ele está tendo seu direito de acesso ao ensino desrespeitado", diz a diretora do Sind-UTE, Victória Mello.
No documento, o sindicato pede "medidas investigatórias necessárias para que as questões levantadas e a conduta delatada sejam esclarecidas" e que seja instaurado inquérito civil ou penal para apuração dos fatos. A cidade de Campestre, no Sul de Minas Gerais, já conseguiu, na Justiça, determinação para que as escolas aceitem declarações feitas de próprio punho pelos alunos relatando o vínculo profissional.
Nesta quarta, o sindicato fará panfletagem, às 16h30, no Calçadão da Rua Halfeld, Centro, para esclarecer a população sobre o problema da redução de turmas do ensino médio no noturno.

Protesto
Na manhã desta terça, professores e alunos da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste de Juiz de Fora, também se reuniram em protesto na porta da instituição. A ação fez parte da movimentação da greve convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), à qual os professores municipais e estaduais da cidade aderiram. De acordo com Victória Mello, a manifestação foi realizada no horário de entrada de estudantes, às 7h, para reafirmar os pontos pelos quais a paralisação está sendo realizada: fechamento do ensino médio noturno, sucateamento das escolas e superlotação das salas de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário