segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sindicato entrega carta com reivindicações à SR


Na tarde de hoje (03/02) a direção da Subsede e uma comissão de educadores conseguiram entregar a Superintendente, Srª Belkis,  o abaixo assinado contendo as reivindicações da categoria levantadas na manifestação do dia 30 na SRE.
A maior reivindicação daquele dia, que foi o site, já foi atendida e está em funcionamento. A SRE está analisando a possibilidade de mantê-lo mesmo após o reparo no site da SEE.
Outra reivindicação muito importante, que é a centralização das designações, poderá ser atendida a partir do próximo ano. A Superintendente afirmou que é viável e que está analisando essa possibilidade juntamente com sua assessoria.


Sobre a proibição de abertura de turmas do 1º ano do ensino médio noturno, Belkis informou que as escolas poderão solicitar aos alunos trabalhadores, que não possuem carteira de trabalho assinada, uma declaração de trabalho que será analisada pela SRE. No entanto,  só essa medida não solucionará o problema, é necessária a revogação da resolução. 
Como nessa questão não estamos tendo avanço nas negociações o caminho será mesmo o da pressão através de manifestações de professores, alunos e comunidade. Se na sua escola estiver acontecendo fechamento de turmas, organize-se no coletivo da escola e  entre em contato com o sindicato.


Por Tribuna


Uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) entregou ontem à Superintendência Regional de Ensino (SRE) uma carta com as reivindicações dos profissionais da área. A principal demanda refere-se à divulgação das designações, com coincidência de data e horário na distribuição das vagas pelas escolas. Os professores querem a centralização dessas vagas em um único local para que possam participar de todos os processos.
A superintendente Regional de Ensino, Belkis Cavalheiro, recebeu os representantes do Sind-UTE. De acordo com a diretora do sindicato, Victória Mello, a superintendente se mostrou aberta para tentar, no ano que vem, a nucleação da distribuição das vagas. "Isso irá resolver praticamente todos os problemas relacionados às designações. O processo será mais transparente e democrático, e não ocorrerá o risco de erros", avalia o professor de geografia e representante do Sind-UTE Rodrigo Faria Mattos.
Na última quarta-feira, quando os editais foram lançados, o site do órgão saiu do ar, sendo as vagas divulgadas na SRE e nas escolas. No entanto, os professores disseram que não foram avisados, chegando a perder alguns editais. Na sexta-feira, a SRE criou um novo site (https://www.sites.google.com/site/designacaosrejf/) onde estão sendo publicados os editais.
Outra reivindicação dos professores é o retorno do primeiro ano do ensino médio regular no período noturno. "O que vai acontecer serão escolas ociosas à noite, professores desempregados e alunos fora da escola," analisa Victória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário