quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Anastasia reedita projeto de nucleação proposto por Azeredo em 1996 e rechaçado pela comunidade escolar

Em termos de ataques à educação e aos educadores tudo se cria e tudo se copia. No final da década de 90, o governador Azeredo (PSDB), principal nome do processo do mensalão mineiro, tentou fazer o que chamou de nucleação do ensino médio noturno. Apenas algumas escolas em cada cidade poderiam ter turmas nesse turno e os alunos matriculados, obrigatoriamente, só poderiam estudar naquelas escolas.
Essa proposta foi rechaçada por professores, alunos e pais porque, além do desemprego entre os educadores, forçaria adolescentes e jovens a deslocar-se a distâncias muito grandes o que, certamente, provocaria uma enorme evasão. Cabe lembrar que os estudantes da rede estadual de ensino não são atendidos no direito ao passe estudantil e não teriam como pagar  as passagens para estudar longe de casa. Agora, após tantos anos, outro governo do PSDB retorna a essa nefasta proposta.
Quantos adolescentes dos bairros São Benedito, Grama, Santa Luzia, Sagrado Coração, Santa Cruz, Benfica, Monte Castelo e de dezenas de outros bairros distantes do centro, teriam condições de tempo e dinheiro para vir estudar na Escola Duque de Caxias?  Qual a lógica, senão unicamente a economicista, de deslocar milhares de adolescentes para tão distante se em seu bairro existe uma escola que ficará fechada? 
A perversidade do governo é tamanha que, inicialmente ele impede as escolas de aceitarem as matriculas e depois justifica a medida alegando baixa procura, como está citado na matéria do jornal.
Esse projeto é inadmissível.  A direção da Subsede solicitará à direção estadual a organização de uma mobilização em todo o estado para, mais uma vez, rechaçarmos essa proposta. Vamos também mobilizar a comunidade escolar de Juiz de Fora. 


Por Tribuna
Estudantes do primeiro ano do ensino médio que tiverem interesse em estudar no período da noite poderão se matricular em uma turma que será aberta na Escola Estadual Duque de Caxias, na Avenida Rio Branco, Bairro Alto dos Passos. A informação foi fornecida pela diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino, Mônica Souza, após questionamento de alguns alunos sobre a suspensão de aulas noturnas, conforme divulgado nesta terça-feira (4) pela Tribuna. Contudo, ela explica que, conforme a resolução 2442/2013, somente poderão ter acesso às vagas quem trabalha durante o dia e comprove sua situação, bem como os integrantes de programas como "Menor aprendiz", "Educação profissional" e "Educação de jovens e adultos" (EJA).
Segundo Mônica, todas as escolas do estado estão passando pelo processo de diminuição da carga horária noturna, com preferência para os períodos da manhã e tarde. No caso da Escola Estadual Cândido Motta Filho, Bairro São Benedito, onde os alunos haviam reclamado da suspensão das turmas do terceiro ano, a situação foi regularizada. "Conforme a resolução, os alunos têm direito à continuidade e, por isso, abrimos a turma na escola. Já aqueles que trabalham e vão ingressar no ensino médio irão para o Duque de Caxias", explica. Até o momento, 24 estudantes já estão matriculados na turma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário