sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CHOQUE DE OPRESSÃO:

Postamos aqui um texto divulgado pela direção da Subsede de Barreiro com o qual temos pleno acordo


TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO MINEIROS NÃO TEM DIREITO A SUBSTITUTOS!

Em Minas Gerais, o Governo Anastasia/Aécio Neves, aprofundando sua política de Choque de Gestão – que, no fundo, é um “choque de opressão” sobre os trabalhadores do setor público – inova sua exploração sobre os trabalhadores da educação, impedindo que estes sejam substituídos, caso algum se afaste ou por licença saúde, ou por férias prêmio, ou por outro afastamento qualquer.

O CHOQUE DE OPRESSÃO incide fundamentalmente sobre os trabalhadores das secretarias e sobre os trabalhadores auxiliares de serviços gerais. Na verdade, para economizar gastos com a educação, nas escolas, os funcionários estão sobrecarregados de trabalho, tendo de assumir serviços de colegas que por algum motivo tenham de se afastar da escola. Os trabalhadores estão sendo altamente penalizados com mais essa medida do governo tucano, tudo por um mísero salário mínimo, no caso dos Auxiliares de Serviços Gerais, e pouco mais de salário mínimo, no caso dos trabalhadores das Secretarias. O estresse é evidente. Visitando as escolas como militante do Sind-UTE/MG, tenho sentido como os trabalhadores e trabalhadoras em educação estão se queixando desse acúmulo de serviço.

Ora, a escola não funciona sem uma boa estrutura e uma boa estrutura passa por Secretários eficientes, capazes de executar em dia as tarefas legais relacionadas à vida dos estudantes e vida dos funcionários, bem como passa por Auxiliares de Serviços Gerais que fazem o lanche, organizam a limpeza da escola, cuidam do bom funcionamento do espaço físico escolar, cuidam da vigilância na portaria. Com a medida que impede contratação de substitutos para os trabalhadores em educação que, por algum motivo, precisam se afastar temporariamente da escola, a estrutura educacional está afetada e mais afetados esses trabalhadores em educação que tem de “dar conta do serviço” dos colegas que se ausentam. Além disso, ocorre, na escolas estaduais de Minas Gerais, um corte brutal na contratação de mão de obra, deixando as escolas cada vez com menos funcionários para garantir que a base estrutural (secretaria, serviços gerais, especialistas, orientadores educacionais, bibliotecários) funcione, para que docentes possam se dedicar plenamente à tarefa de ensinar.

Chega de Choque de Opressão! Exigimos contratação imediata de substitutos em caso de afastamento temporário de trabalhadores em educação! Exigimos contratação de funcionários suficientes para garantir o funcionamento da estrutura escolar! A depender da boa vontade política do governo Anastasia/Aécio Neves, contudo, não haverá fim dessa opressão/exploração. É preciso mobilizar contra essa política, é preciso mobilizar contra esse Choque de Opressão. Não podemos achar que essa sobrecarga de trabalho seja algo normal, natural, legítimo! Será que os OITO BILHÕES desviados da escola pública por Anastasia/Aécio Neves, nos últimos anos, não seriam suficientes para contratação de trabalhadores substitutos?

                        SindUTE Sub-Sede Barreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário