domingo, 27 de outubro de 2013

ESCLARECIMENTO

Devido a boatos surgidos na categoria a Subsede Juiz de Fora ESCLARECE:

1- Sobre o reajuste

Diante da pressão da categoria ao longo do ano, o governo recuou em sua decisão absurda de congelamento de salário e carreira até 2015 e anunciou uma reajuste, a partir de 1º de outubro, de 5% mais o descongelamento da progressão na carreira (mudança de letra) a partir de janeiro de 2014.
A assembleia estadual da categoria rejeitou a proposta por avaliá-la insuficiente, uma vez que a reivindicação é de pagamento do piso salarial nacional  - 1.532,00 iniciais, para o nível I mais as vantagens - e de descongelamento total da carreira, progressão (tempo) e promoção (formação).
A decisão da rejeição é um ato político de pressão sobre o governo para tentar melhorar  a proposta e não significa que a categoria não aceita receber o aumento. A campanha salarial continua e o acampamento foi transferido da porta do palácio do governo para o pátio da assembleia legislativa onde é tomada a decisão final sobre o reajuste que é a aprovação do projeto de lei do governo.
Na sexta feira, dia 25 o PL foi enviado à ALMG e será discutido nas comissões até ir para aprovação em plenário. Os deputados favoráveis à nossas causas tentarão prorrogar o máximo possível a votação para que nós tenhamos tempo de pressionar  Anastasia a dar um aumento maior e descongelar  a parte da formação na carreira.
Toda essa movimentação não é novidade nas negociações com servidores porém gerou, em parte da categoria,  uma interpretação de que o sindicato não havia aceitado o reajuste  e que, diante disso, o governo o havia retirado. ISSO NÃO É VERDADE. 
O PL começará a tramitar essa semana e se não formos capazes de fazer uma grande pressão sobre os deputados e o governo ele será aprovado como está: 5% mais a progressão na carreira. É provável que o próximo pagamento venha ainda sem o reajuste, uma vez que o governo demorou a enviar a proposta para a ALMG, se isso ocorrer, no pagamento de dezembro deveremos receber o retroativo a novembro.
Entidades oportunistas como a pelega APPMG, que sempre está ao lado do governo e frequentemente tenta desmoralizar o SindUte está aproveitando-se desse momento e espalhando o boato de que não haverá mais o reajuste, inclusive passando abaixo assinado em algumas escolas.
A direção da Subsede está acompanhando o processo. Estamos, inclusive, organizando uma caravana para participar do acampamento na ALMG e faremos todo o esforço para estarmos lá no dia  da votação do PL, não porque não aceitamos o reajuste de 5%,  qualquer percentual significa um avanço, mas porque queremos te merecemos mais.

2- Sobre a lei 100

O governo, por algum motivo não esclarecido, publicou no Minas do dia 18/10 uma matéria sobre a lei 100, que a APPMG, sempre muito obediente ao governo,  tratou rapidamente de enviar cópias às escolas.
Essa matéria não contém nenhuma novidade, apenas diz o que toda a categoria já sabe: que a lei está no STF para julgamento. O que Anastasia fez, mais uma vez, foi o de sempre: aproveitou-se de um jornal, que é financiado pelo dinheiro público,  e fez propaganda de seu governo. 
Na matéria o governo apropria-se de uma reivindicação do sindicato, de extensão dos direitos dos efetivos para os efetivados e a coloca como sua. Desde o momento em que a lei 100 foi publicada a direção do sindicato alertou a categoria sobre a possibilidade do questionamneto de inconstitucionalidade (o que foi feito pelo Ministério Público de Minas), e ao mesmo tempo exigiu do governo que os direitos dos efetivos fossem estendidos aos efetivados, o que começou a ocorrer após cinco anos da vigência da lei.
A direção da Subsede acompanha também esse processo e informará a categoria sobre qualquer novidade.

Solicitamos aos nossos colegas que, sempre que tiverem dúvidas sobre qualquer assunto que diga respeito à categoria, procurem o sindicato através do telefone: 3216-4963, do email: sindutejf@gmail.com ou pessoalmente na sede a rua Mister Moore, 157 - sala 107.
O SindUte é o representante legal e político da categoria. Fortaleça a sua entidade representativa. Filie-se e participe das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário