quinta-feira, 4 de abril de 2013

Divulgado edital do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

 A eleição para direção de escolas é uma conquista de muitas lutas da categoria. Até o início dos anos 90 as direções eram indicações políticas e muitas escolas viravam currais eleitorais de deputados, vereadores etc. 

Essa conquista faz parte da concepção de Gestão Democrática, na qual a comunidade escolar escolhe qual projeto ela avalia mais interessante para dirigir a escola. No entanto não é o único passo na consolidação dessa concepção. Ter um colegiado atuante e independente da direção e uma organização coletiva na escola são os outros passos necessários. 

O governo tem, nos últimos anos, tentado cooptar as direções eleitas para implementar seus projetos, apropriando-se dessa bandeira de luta dos educadores como se fizesse parte de sua política e uma das formas dessa apropriação é a certificação.
Defendemos eleição direta sem nenhum tipo de prova. A direção eleita deve ser avaliada apenas pelos votos da comunidade escolar e sua atuação deve ser no sentido de defender os interesses da comunidade que a elegeu e não os projetos do governo.




Divulgado edital do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 

Inscrições estarão abertas entre os dias 08 e 26 de abril e provas estão previstas para o dia 16 de junho



Já estão disponíveis para consulta os critérios do próximo processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. O Edital da Certificação promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) foi publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado desta terça-feira (02-04). Poderão participar do processo, servidores efetivos e efetivados das carreiras de Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, com formação voltada para o magistério. As inscrições para participar do processo deverão ser feitas entre os dias 08 e 26 de abril.

A certificação é requisito básico para que um servidor exerça o cargo de diretor de escola estadual, pois ela atesta que o candidato tem os conhecimentos e habilidades necessárias. O processo acontece em duas etapas, sendo prova objetiva e a avaliação dos títulos. Ao final desse processo, será concedido ao candidato aprovado a certificação ocupacional, com validade de quatro anos, que o torna apto a pleitear o cargo do diretor de escola estadual. 

É importante ressaltar que a aprovação no processo de certificação ocupacional não garante ao candidato nomeação no cargo de diretor. 

Fonte: SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário