quinta-feira, 7 de março de 2013

MOVIMENTO CONTRA AS ENTURMAÇÕES!!! AMANHÃ ATO NO IEE!!!


     Hoje, as 7h, aconteceu um ato composto por estudantes, professores e representantes do SindUte JF, no Instituto Estadual de Educação, concentrou-se na porta da escola e seguiu em protesto pela Espírito Santo e pela Rio Branco, onde fica a Superintendência Regional de Ensino (SRE). O grande motivo do movimento foi a proposta de fusão de turmas, a falta de professores e salas, que não comportam o novo número de alunos. Segundo os informes, cinco enturmações estão prestes a serem revertidas e amanhã teremos novo ato, as 7h.
        Infelizmente essa é a realidade que vem sendo colocada em várias escolas. As escolas não possuem autonomia para definir as turmas, não sendo possível a contratação de professores e enquanto isso os alunos ficam sem aulas. E em muitos momentos a direção e a escola são responsabilizados pela falta de prfessores.
        Nos últimos anos dezenas de professores tem sido surpreendidos no início  das aulas com determinação da SRE de fechamento de turmas nas escolas. Essa é mais uma forma que o governo  Anastasia/Gazzola encontra para diminuir o gasto do governo com a educação pública. 
     Como resultado dessa medida,  temos cada vez mais salas de aulas superlotadas e professores com carga horária diminuída ou até mesmo desempregados.  Além disso, a superlotação afeta a qualidade da educação e é um dos principais causadores do adoecimento entre os docentes,  por excesso de trabalho. 

         A direção da Subsede  informa à categoria que o número MÁXIMO de alunos por sala, conforme a  lei estadual nº 16.056/2006, deve ser:

25 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental
35 alunos nos anos finais do ensino fundamental
40 alunos no ensino médio
08 a 15 alunos, dependendo da deficiência, na  educação especial

Atenção: As inspetoras utilizam como argumento a resolução CEE 449/02 ( 1 aluno por m²) ou o cumprimento do anexo II da resolução SEE 2253/2013.  Esclarecemos que nenhuma  resolução é  superior  a uma lei.


O movimento hoje saiu vitorioso, algumas enturmações não serão feitas e muitas poderão deixar de acontecer. Por isso, ORIENTAMOS AOS PROFESSORES QUE ESTEJAM VIVENCIANDO ESSA SITUAÇÃO A ORGANIZAR-SE COM OS COLEGAS NA ESCOLA E PROCURAR IMEDIATAMENTE O SINDICATO.

Vamos a Luta!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário