quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Mais um ataque aos trabalhadores e povo pobre, dessa vez longe dos olhos da imprensa para que cenas como as do despejo de Pinheirinho realizada há um ano em S.José dos Campos/SP não causem indignação em todo os país. 



Absurdo!

Despejo da ocupação Che Guevara em Messias, Alagoas


Por Secretaria de Comunicação do Terra Livre

A justiça de Alagoas impediu a imprensa de acompanhar o despejo que ocorreu hoje no Acampamento Che Guevara no município de Messias-AL, ameaçando de prisão os jornalistas que desobedecessem a ordem. O jornal Brasil de Fato fez uma matéria, que segue abaixo, sobre este atentado contra a liberdade de imprensa que serve para encobrir os ataques e a criminalização aos movimentos sociais. Além do Brasil de Fato, os jornais Cada Minuto e Alagoas 24 horas entraram em contato com a secretaria de comunicação do Terra Livre dizendo que foram impedidas de acompanhar a ação da polícia.

Como protesto o movimento ocupou a prefeitura e fechou as rodovias BR-101 e BR-104 nos dois sentidos, o que impede a entrada e a saída do município de Messias. Quatro integrantes do movimento foram presos por defender o lar de suas famílias. A ocupação Che Guevara tem cinco anos e nela vivem 300 famílias. A prefeitura, autora do pedido de reintegração de posse, pretende construir um centro industrial no local.

Denunciamos os governos municipal, estadual e federal pela falta de vontade política em resolver a questão e praticar mais uma violência contra trabalhadores. Enquanto o poder público só beneficia os ricos e empresários, o povo de Messias é jogado na rua, Lutaremos por terra e moradia!


Veja abaixo a matéria do Brasil de Fato e a repercussão na imprensa:

Jornalistas são impedidos de acompanhar despejo de sem-terra

Railton Teixeira, de Maceió


Os profissionais da imprensa alagoana foram impedidos de acompanhar o cumprimento de desapropriação de uma área ocupada por trabalhadores rurais ligados ao Movimento Terra Livre, na cidade de Messias, a 33 quilômetros de Maceió.

Para o cumprimento do despejo, a Polícia Rodoviária Federal bloqueou no início da manhã desta segunda-feira, 18, trechos da BR-104 para impedir o tráfego de veículos. A PRF informou aos profissionais da imprensa que, por determinação judicial, qualquer jornalista está impedido de acompanhar a ação sob pena de prisão.

A ação de despejo foi expedida pelo juiz Gilson Santana e para o seu cumprimento, segundo a assessoria da Polícia Militar, 320 militares entre Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Cavalaria, Batalhão de Polícia Escolar e 8° Batalhão de Polícia Militar foram acionados.

Por meio de uma nota à imprensa, o Terra Livre destacou que a área está ocupada há mais de cinco anos por aproximadamente 300 famílias. Ainda segundo eles, a localidade está sendo reivindicada na Justiça pela Prefeitura de Messias, para a implantação de um pólo industrial.

“Nesses cinco anos, a Prefeitura sequer nos recebeu, mostrando que não tem ouvidos para os pobres, apenas para os seus amigos ricos, que lucram em cima de áreas que são públicas. Agora que a comunidade está consolidada, eles dizem que ali será um pólo industrial. Após muita luta, tínhamos conseguido um acordo com o governo estadual, em janeiro de 2012, para que fossem construídas moradias em outra área. Entretanto, agora eles voltaram atrás, dizendo não ter condições”, destacou o movimento em nota.
Fonte:site  CSPConlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário