domingo, 26 de agosto de 2012

Vejam que lá não tem nem um conselho de fiscalização do Fundeb. Imaginem a farra que o prefeito deve fazer com o dinheiro repassado. O MEC deve ser mais rigoroso nas cobranças em relação aos repasses do desse fundo.

Trabalhadores da educação de Leopoldo de Bulhões continuam em greve




Os trabalhadores da educação em Leopoldo de Bulhões fizeram na quarta-feira (22) uma manifestação pelas ruas da cidade, até a secretaria municipal de Educação, cobrando uma resposta da prefeitura à reivindicação da greve. O movimento surtiu efeito. A secretária Maria Helena Diniz informou que o prefeito se comprometeu em pagar um mês no próximo dia 30 e a quitar as folhas atrasadas de todos os servidores em 20 de setembro.
No entanto, professores e servidores administrativos decidiram não suspender a paralisação, o que só deve acontecer quando todos os salários atrasados tiverem sido quitados. "O prefeito havia prometido em reunião com o Ministério Público pagar as folhas vencidas em 10 de agosto e não pagou. Agora os trabalhadores só retornarão às suas atividades quando o acordo for cumprido", afirmou a professora Renildes Pereira Paula, presidenta da Regional Sindical de Silvânia.
Sessenta por cento do recurso do Fundeb é destinado ao pagamento dos professores, porém, não está sendo aplicado devidamente, pois os docentes do município estão sem receber os meses de junho e julho. Já os servidores administrativos não receberam nem o mês de maio. "Vamos acionar judicialmente o prefeito de Leopoldo de Bulhões. Além do cumprimento da obrigação de pagar os profissionais da educação, queremos a prestação de contas do Fundeb. Se não está pagando, onde está o dinheiro?", questionou a presidenta do Sintego, Iêda Leal.
O sindicato está preparando uma ação de execução contra o prefeito, que está sendo investigado desde 2009 pelo Ministério Público por possíveis irregularidades na aplicação dos recursos do Fundeb no município. A informação foi repassada pela promotora de Justiça Irma Pfrimier, durante audiência pública com os professores, em 31 de julho. Segundo a representante do MP, foi pedida auditoria técnica do Tribunal de Contas dos Municípios e o processo foi enviado para análise pericial da Coordenação de Apoio Técnico do MP Estadual.
Confundeb
Os professores de Leopoldo de Bulhões também reivindicam a formação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Confundeb) no município. A Secretaria Municipal de Educação afirmou que já encaminhou o projeto de Lei que dispõe sobre a formação do Conselho à Câmara Municipal. Contudo, a presidência da Casa informou ao Sintego que tal projeto ainda não foi recebido. Os trabalhadores em greve farão uma mobilização hoje à tarde, na Câmara Municipal para cobrar a tramitação e aprovação deste projeto.
Fonte: site CNTE
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário