terça-feira, 10 de julho de 2012

 MAIS UMA GREVE DE EDUCADORES. ETA POVO QUE NÃO PARA DE LUTAR!

Trabalhadores completam 32 dias paralisados




O comando de greve dos trabalhadores da Educação de São Felix do Araguaia (a 1.159km de Cuiabá) fará um estudo para avaliar a situação da educação no município. A partir da análise de documentos solicitados ao Executivo Municipal, como a folha de pagamento, arrecadação de janeiro a julho e dos recursos destinados para a educação, a categoria quer entender a recusa da Prefeitura em não querer pagar o piso salarial. Essa decisão foi tomada durante assembleia geral realizada na quarta-feira (4). A paralisação no município já dura 32 dias.
Segundo o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de São Félix do Araguaia, Juracy Lima da Silva, a categoria já recebeu duas propostas do prefeito Filemon Gomes Costa Limoeiro (PPS), mas ambas foram rejeitadas. O motivo foi a defasagem salarial. "Com essa segunda proposta alcançamos um aumento de 8%, mas a categoria rejeitou, pois aqui existe uma grande defasagem, de mais de 22%, se compararmos ao piso," afirmou.
A primeira proposta previa um aumento de apenas 5% e ainda colocava condições para o reajuste. O prefeito garantiria o aumente desde que a categoria abrisse mão de uma ação judicial em que, desde 2009, a categoria briga pela implementação do piso salarial. Um processo que já na primeira instância obteve decisão favorável à categoria. Por não atender a pauta de reivindicação, os trabalhadores decidiram manter o movimento grevista por tempo indeterminado.
Reivindicações - A pauta de reivindicação inclui o piso salarial de R$ 1.451,00, conforme a lei 11.738/2008; pagamento das diferenças de janeiro a maio de 2012; reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS); carga horária de 30 horas e um terço de hora atividade. (SINTEP/MT, 10/07/12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário