sexta-feira, 20 de julho de 2012

 ETA POVO QUER NÃO PARA DE LUTAR!

Luta em Cajamarca, no Perú, recebe novas manifestações de solidariedade

A comunidade na região de Cajmarca , no Perú, luta heroicamente para que o governo, juntamente com as grandes empresas de petróleo e mineração, não destruam seu ecossistema na busca desenfreada pelo lucro.
Essa luta é recebida com forte repressão policial e já levou muitos a morte.
A CSP-Conlutas apóia a luta dos mineiros e das comunidades em torno de Cajamarca e publica um novo manifesto de solidariedade assinado por diversas entidades.

Um ano depois do governo de Ollanta Humala, exigimos o fim da violência em Cajamarca
As organizações abaixo-assinados, expressamos nossa profunda tristeza e solidariedade absoluta com as famílias dos mortos em confrontos com a polícia e o exército, para defender a Água e da Vida: Eleuterio Garcia Rojas, Cesar Medina Aguilar, José Faustino Sánchez Silva, Joselito Vasquez Jambo e José Antonio Sanchez Humanos. Neste sentido, exigimos que esses assassinatos sejam investigados e que seja punido imediatamente o policial responsável, militar ou civil.

Rejeitamos firmemente a agressão brutal pela Polícia Nacional tem sido a vítima Marco Arana, líder ambiental reconhecido nacional e internacionalmente por seu compromisso com as comunidades rurais afetadas pelas atividades de mineração. Ele também denunciou a perseguição que o Estado peruano tem exercido contra muitos líderes sociais e exigir o fim da criminalização do protesto social.

Vamos levantar o estado de emergência que o governo tenha decretado nas províncias de Celendín, Hualgayoc e Cajamarca. Medidas desta natureza não contribuem de alguma forma para incentivar o diálogo com a população, sobre a desconfiança de combustível contrário, na população e criar condições favoráveis ​​para levar a abusos por parte de autoridade, como foi demonstrado recentemente.

Nós apoiamos as comunidades rurais e pessoas de Cajamarca, em geral, na sua luta contra a Conga Minas megaprojeto da empresa dos EUA Newmont Mining Corporation, Minera Yanacocha. É uma luta que consideramos legítima e justificada. Como é do conhecimento de todos, esse projeto pretende destruir quatro lagoas e colocaria em risco o frágil equilíbrio ecológico da região, a fim de preservar o equilíbrio da vida e o desenvolvimento das comunidades afetadas e os que vivem na região de Cajamarca.

Denunciamos este mega projeto que não respeita o direito das comunidades camponesas para decidir suas próprias formas de desenvolvimento. Estas comunidades têm expressado repetidamente sua vontade de optar principalmente para as atividades agrícolas, mais de acordo com seus princípios de organização social e econômica.

Finalmente, um ano de governo, encontramos que as promessas eleitorais sobre uma nova relação entre as comunidades e de mineração não foram cumpridas, e em vez disso o governo optou por uma aliança com a Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia, da Polícia Nacional e do Exército para aprofundar o modelo neoliberal, extrativista e primário-exportador em detrimento da maioria popular e contaminado excluídos.

Solidariedade à Cajamarca!
Parar a repressão!
Não ao o projeto de mineração de Conga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário