quarta-feira, 13 de junho de 2012

Os ataques à educação acontecem não só no Brasil. Com a Europa imersa em mais uma crise do capitalismo a educação e os educadores passam a ser alvo dos ataques dos capitalistas mesmo nos países mais desenvolvidos. A saída é a mudança do modelo econômico no qual a centralidade seja o ser  humano e não o lucro.

Moção de apoio aos educadores noruegueses



A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil e filiada à Internacional da Educação (IE), manifesta irrestrito APOIO à greve dos professores da União da Educação da Noruega (UEN) e os saúdam pela luta do magistério da Noruega em defesa de melhores salários para uma educação pública de qualidade no país.
Para a CNTE/Brasil, as medidas tomadas pelos atuais governos, como resposta à crise do sistema financeiro central, significam um grave retrocesso enquanto ao reconhecimento dos direitos sociais. É inaceitável que o Estado norueguês ignore os direitos das maiorias e priorize a ganância e o excedente privado.
Investir em políticas públicas e proteger o trabalho decente são as melhores formas para sair da crise e evitar a exclusão social desta e da próxima geração É justamente nestes momentos em que a crise se aprofunda que o sistema de educação pública vem desempenhar um papel fundamental para dar às pessoas uma ferramenta para a inclusão e igualdade, e também para se tornar um espaço para a compreensão, discussão e construção de novas propostas e novos modelos de desenvolvimento.
Por isso, a CNTE/Brasil e seus sindicatos associados se unem a UEN neste momento importante de mobilização contra os cortes que o governo tem feito no setor da educação e desejamos êxitos à greve geral pois somente mobilizados e organizados, os trabalhadores em ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário