sábado, 23 de junho de 2012

 Lutadores de todo o mundo realizaram um evento paralelo à farsa do Rio+20. Ao longo de vários dias discutiram a necessidade de rompimento do sitema capitalista e a contrução de uma sociedade justa e fraterna e realizaram inúmeras manifestações. Vejam uma delas.

Manifestação da Cúpula dos Povos reúne 20 mil pessoas

POR Flavio Araújo
Rio -  Cerca de 20 mil pessoas participaram da grande manifestação que reuniu participantes da Cúpula dos Povos, na tarde desta quarta-feira, no Centro da cidade, de acordo com a Polícia Militar. A estimativa da articulação da Cúpula, no entanto, aponta que cerca de 50 mil pessoas foram às ruas nesta tarde. Os motoristas enfrentaram mais um dia de engarrafamento devido ao protesto, que interditou por quase duas horas a Avenida Rio Branco.
Cerca de 20 mil pessoas fizeram uma passeata no Centro da cidade | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Cerca de 20 mil pessoas fizeram uma passeata no Centro da cidade | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Diversas causas se uniram na maior manifestação que envolveu participantes da Cúpula dos Povos e Rio+20.Um dos destaques foram as entidades ambientais, como o Greenpeace. Seus integrantes foram uniformizados com placas e desenvolveram coreografias enquanto entoavam marchinhas sobre suas causas.
"O capitalismo não é reciclável. Capitalismo verde não existe. É preciso uma mudança nos modelos econômicos para a preservação do planeta”, avaliou o estudante de Ecologia de Sergipe David Campos, de 20 anos, abraçado ao agricultor sem terra Marcos Aparecido dos Santos, 31, que veio da cidade de Marília, em São Paulo, para o encontro.
Frei José Francisco dos Santos, um padre franciscano de 50 anos também de São Paulo, participou da passeata. “É um momento muito importante para o mundo e estamos aqui para mostrar que o povo não está fragmentado,mas lutando juntos por melhorias”, disse o religioso.
Após orientação do Comando Militar do Leste (CML), o Parque dos Atletas foi fechado para o público nesta quarta. O acesso será exclusivo para expositores e pessoas e carros credenciados. Uma manifestação começou às 9h da manhã na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na altura do Autódromo.
Na terça, manifestantes da Articulação Nacional pela Memória Verdade e Justiça realizaram um protesto na Urca, na Zona Sul, contra um suposto torturador que atuou na ditadura militar. De acordo com a PM, cerca de 2 mil pessoas, a maioria estudantes, participaram da manifestação. O grupo pedia punição ao militar reformado.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário