domingo, 27 de maio de 2012

                   

Dia de paralisação mobiliza municipários de Porto Alegre

24/05/2012


Servidores de Porto Alegre em luta por direitos (Credito: Simpa)

Os municipários de Porto Alegre estão em campanha salarial e realizaram paralisação nesta terça-feira (22) para pressionar o governo a reabrir as negociações com a categoria. Na última sexta-feira (18) o governo Fortunati (PDT) comunicou o cancelamento de todas as reuniões de negociação agendas.



Mobilização dos servidores de Porto Alegre (crédito: Simpa)
As principais reivindicações econômicas da categoria são: 15% de reajuste – correspondente a reposição do IPCA e perdas acumuladas –; reajuste do vale alimentação para R$ 21,60 e cumprimento da lei que prevê a equiparação das faixas iniciais ao salário mínimo nacional. Em relação a esta última, o governo vem descumprindo a própria lei que criou, desde janeiro de 2012. Aproximadamente dois mil servidores estão recebendo como vencimento básico valor inferior ao salário mínimo nacional.

O Executivo não reconhece as perdas salariais e, até o momento, mantém sua postura autoritária de não negociar com a categoria. Por isso, os municipários, após a assembleia geral, foram em passeata até a Câmara Municipal para solicitar à Mesa Diretora que faça a mediação necessária junto ao governo para reabrir o processo de diálogo e negociação com a categoria.

Governo opta pelo enfrentamento

O governo Fortunati tentou desmobilizar e desqualificar a mobilização, mas não teve êxito. Pela manhã, o Paço Municipal ficou lotado de servidores. Após o ato público, saíram em passeata até a Secretaria Municipal de Educação onde denunciaram a política de perseguição aos servidores que estão lutando por seus direitos.

Fonte: Simpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário