domingo, 22 de abril de 2012

Operários da hidrelétrica de Belo Monte preparam greve para esta segunda (23)


Desde a última greve, realizada de 29 de março a 1° de abril, um longo processo de intransigência contra os operários das obras da hidrelétrica de Belo Monte foi patrocinado pelo CCBM (Consórcio Construtor Belo Monte) com o envolvimento do SINTRAPAV-PA (Sindicato dos Trabalhadores Nas Industrias da Construção Pesada do Estado do Pará).

Os trabalhadores receberam com revolta o panfleto distribuído por este sindicato. Depois de todo esse processo o CCBM tem a cara de pau de oferecer “apenas R$ 15,00 a mais no valor do Vale-alimentação e ainda manteve a “baixada” a cada 180 dias trabalhados”, considerado um absurdo, pelos trabalhadores. Com essa provocação, o clima de retomada da greve ganhou força nos canteiros.

“É um absurdo o grau de arrogância desse consórcio, já são dezenas de demitidos por conta da greve”, salientou o membro da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes que está em Belo Monte dando apoio aos trabalhadores. “Fizemos as denuncias de demissão, perseguição e agressão contra esses operários junto ao Governo e ao Ministério público, mas até agora nada de concreto se fez para reverter essa barbaridade que inclui até prisões de operários”, denunciou.

Segundo o dirigente o SINTRAPAV contribuiu para que as coisas chegassem a esse patamar. “Durante todo esse tempo esse Sindicato se deixou enrolar pelo CCBM. Além disso, foi intransigente ao ter expulsado e abandonado parte dos lideres do movimento e da comissão de base que foram perseguidos e demitidos pelo CCBM”, avaliou.

Lopes finaliza seu relato reiterando o total apoio da Central aos operários de Belo Monte. “Nós, da CSP-Conlutas, continuaremos em Belo Monte defendendo os trabalhadores e apostando na mais ampla unidade pra vencer a intransigência do Consórcio e a omissão dos governantes”.

Fonte: site CSP Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário