segunda-feira, 16 de abril de 2012

MST invade sede do ministério do Desenvolvimento Agrário


BRASÍLIA - O prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Brasília foi invadido no início da manhã desta segunda-feira por um grupo de militantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). De acordo com os manifestantes, cerca de 1,5 mil pessoas protestam contra a diminuição de investimentos em desapropriações de terras no país por parte do governo federal. Segundo a Polícia Militar, o número de invasores não passa de 300.
De acordo com informações publicadas no site da organização, a mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, conhecida como "Abril Vermelho". Na terça-feira, estão programadas atividades de vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e um ato público na Câmara para relembrar a morte de 21 sem-terra em Eldorado dos Carajás, há 16 anos.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores, estão a elaboração de um plano emergencial para o assentamento das mais de 186 mil famílias acampadas e a criação de um programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos em habitação rural, educação e saúde, além de crédito agrícola.
- O primeiro ano do governo Dilma foi o pior para a criação de assentamentos dos últimos 16 anos. Agora em abril, o Ministério do Planejamento cortou mais de 60% do orçamento do Incra, o que deve inviabilizar os programas de assistência técnica e educação. Não podemos admitir que a burocracia do governo corte as verbas relacionadas à melhoria da produtividade e à educação, compromissos sempre tão reforçados nos discursos da presidenta Dilma - afirma Alexandre Conceição, da Direção Nacional do MST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário