Lançamento da 13ª Semana em Defesa da Educação Pública
 
Assembleia em Tiradentes


Aconteceu nesse sábado (21/04) em Tiradentes o lançamento da 13ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública realizada pela CNTE. A Subsede de Juiz de Fora participou com uma caravana de 32 educadores (as).
O presidente da CNTE esteve presente no lançamento e foi questionado por educadores do MEL (Movimento Educação em Luta) sobre a não realização de uma greve geral no ano passado, que impulsionaria e fortaleceria as mais de 20 greves que aconteceram simultaneamente em todo o país. O MEL questionou também a não realização de uma marcha a Brasilia, centro do poder político do país e palco de um dos mais graves ataques que a lei do piso está sofrendo nesse momento que é a pressão de governadores e prefeitos para mudança do método de reajuste do piso do valor aluno do Fundebe (22,22% em 2012) para o IPCA (6%).
Após o lançamento da semana da educação foi realizada a reunião do conselho geral onde a direção estadual do sindute, finalmente, propôs uma campanha de denúncia do governo Anastasia através de outdoors espalhados por todo o estado. A direção propôs também um calendário de atividades que culminará com uma nova assembleia dia 19/05 em Diamantina.
Os (as) educadores (as) presentes avaliaram que, após a intensa e extensa greve do ano passado, o momento é de reaglutinação das forças e de reorganização da categoria afim de nos prepararmos para uma nova ofensiva contra o governo de Minas. Nesse período as direções das subsedes devem convocar a categoria para intensificar as denúncias da situação da educação no estado através de atividades junto à comunidade escolar e a toda a sociedade, fazendo panfletagens em eventos culturais, políticos, sociais, religiosos entre outros.
A subsede de Juiz de fora já está visitando as escolas da cidade e da região discutindo com os (as) trabalhadores (as) a necessidade da participação nas atividades e nas reuniões dos núcleos e do conselho de representantes de escolas e preparará ações para cumprir as decisões da assembleia.