sexta-feira, 30 de março de 2012

Reajuste do Piso está ameaçado. CNTE precisa organizar a luta nacional para barrar essa ameaça.

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) lançou em seu site uma campanha em defesa da metodologia de reajuste do Piso Salarial pelo valor aluno do Fundeb, como está na lei. Como já informamos nesse blog, essa metodologia está ameaçada por governadores e prefeitos, de todos os partidos, que querem alterá-la para o índice do INPC. Se essa mudança já existisse em janeiro desse ano, ao invés de 22% o Piso seria rejustado em torno de 5%.  Seria um enorme prejuízo para os educadores e tornaria a lei do Piso totalmente desinteressante.
Diante dessa  grave ameaça, a campanha vem em boa hora, no entanto, a CNTE, equivoca-se, mais uma vez, pois foca as ações no parlamento ao invés de focar na organização da luta nacional.
A frase  da campanha, "Prof (a), voce já falou com seu deputado hoje? Diga a ele para não votar contra a educação", estimula os educadores a acreditarem que a disputa no parlamento poderá barrar  esse ataque.
Avaliamos que essa possibilidade não existe, pois todos sabemos que a correlação de forças no parlamento é amplamente desfavorável aos trabalhadores.
Não trata-se aqui de desmobilizar a campanha., ela deve ser feita, no entanto deve ser acompanhada de uma grande mobilização nacional.. Só teremos chance de derrubarmos essa  ameaça de formos às ruas, principalmente de Brasília, onde fica o parlamento federal para exigirmos dos deputados e do governo Dilma a manutenção desse artigo da lei.
A direção estadual do SindUte, filiada a CNTE, deve cobrar da direção da Confederação a realização de uma grande marcha à Brasilia na semana da educação que começa em 21/04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário