sábado, 11 de junho de 2011

Professores em greve se juntam a bombeiros na Alerj

FÁBIO GRELLET DO RIO

Os profissionais da rede estadual de ensino do Rio chegaram na tarde desta sexta-feira na frente da Assembleia Legislativa, no centro da capital fluminense, para se reunir aos bombeiros que estão acampados no local desde o último sábado (4).

Veja fotos de protestos pelo Estado do Rio
Rio cria nova secretaria e antecipa reajuste a bombeiros

A rede estadual está em greve desde quarta-feira (8). As principais reivindicações dos professores são um reajuste emergencial de 26% nos salários e a incorporação imediata de gratificações do programa Nova Escola --que estavam sendo integradas gradualmente aos salários, com previsão de término em 2015.

O piso da categoria é de R$ 765 para os professores em início de carreira, com carga semanal de 16 horas

Os professores promoveram na tarde de hoje uma passeata pela região central que partiu da igreja da Candelária, passou pela avenida Rio Branco e acabou na Alerj, na avenida Presidente Antonio Carlos. O trânsito ficou congestionado no local.

Segundo a Polícia Militar, são cerca de 5.000 manifestantes da rede ensino, que se uniram aos cerca de 1.000 bombeiros que já estavam na Alerj.

A expectativa, agora, é pela chegada dos 439 bombeiros que estavam presos pela invasão do quartel central da corporação e foram libertados por um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio na madrugada.

Os bombeiros aguardam a chegada dos alvarás de soltura para deixar o Grupamento Especial Prisional, em São Cristóvão (zona norte do Rio), ainda nesta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário